.

.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Devocionais da palavra de Deus para refletir!

Não temas

Sê forte e corajoso, não temas, não te desalentes.  (1 Crônicas  22.13)
O temor mencionado acima é como o medo, e tal sentimento atrai tragédia. Essa é uma porta aberta para Satanás lhe trazer aquilo que você teme ou que o assusta. Em Deuteronômio 1.29-30, lemos as palavras de Moisés ditas aos filhos de Israel a respeito dos seus inimigos que habitavam na terra prometida: “Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais.
O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito”. Deus não deu a você um espírito de medo (veja 2 Timóteo 1.7), e já que Ele não lhe deu medo, também não quer que você se espante com as situações. Jesus vai à sua frente (veja Hebreus 2. 10), abrindo caminho para você. Quando algo parece impossível ou desagradável, confie nAquele que vai à sua frente preparando o caminho e recuse-se a viver em espanto e medo.

A dor… A cura… O socorro!

O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.(Romanos 5.5)
Algumas pessoas dizem ou fazem coisas que o machucam, mas você tem a habilidade dada por Deus para amar essas pessoas. Uma boa forma de começar é seguir a bem conhecida regra de ouro. Não é fácil. De fato, requer disciplina. Mas Deus o ajudará se você realmente desejar fazê-lo. A disciplina é sua amiga, é a habilidade que Deus lhe dá para caminhar nos caminhos dEle. Embora seja difícil, a disciplina é um desconforto temporário que pode trazer alegria permanente ou prazer em longo prazo.
Se você é ferido e aprende a vencer isso, terá uma valiosa ferramenta para ajudar os outros. Deus nos conforta para que possamos confortar outras pessoas. Aqui está a progressão: somos feridos… Permitimos que Deus nos cure… Estamos prontos a socorrer os outros. Ferida… Cura… Socorro! É um processo que, literalmente, pode mudar sua vida e a vida de muitas outras pessoas ao seu redor.

Não permita que a dor lhe tire a 

alegria

Sabemos que todas as coisas cooperam (ajustam-se num plano) para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  (Romanos 8.28)
A vida é cheia de situações injustas que podem criar um grande sofrimento para você, especialmente em seus relacionamentos com outras pessoas. Você experimentará algum sofrimento e dor, mas não tem de permitir que essas experiências destruam sua alegria. Você nem sempre pode escolher o que acontece em sua vida, mas pode escolher como vai reagir a isso.
Se você foi ferido, Deus pode tomar as experiências ruins e fazê-las trabalhar para seu bem. Crer nessa verdade é uma decisão positiva que pode ajudar a interromper sua dor. Escolha aprender por meio das experiências dolorosas, em vez de desperdiçar seu sofrimento ao permitir que isso o torne amargo. Uma forma de fazer isso é vencer o mal com o bem ao assegurar-se de que você não está ferido com os outros. É um bom lugar para começar!

Use a Palavra como arma

Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás (você mostrará estar em erro).  (Isaías 54.17)
Certas situações de sua vida sempre parecem provocar pensamentos que você não quer e dos quais você parece não conseguir se livrar? Essa é uma fortaleza que o diabo construiu em sua mente, uma fortaleza que atrai e mantém certo tipo de pensamento. Há uma batalha em andamento, e isso está ocorrendo em sua mente.
Deus tem um grande plano para sua vida, mas, se você permitir-se ser enganado pelo inimigo, seus pensamentos errados podem deter esse plano. Se você atacar esses pensamentos com a Palavra, usando-a como uma arma contra o diabo, Deus o libertará das fortalezas em sua mente. Ele mudará seus pensamentos e sua vida, e você começará a experimentar a abundância que Ele planejou para você

Discipline seus pensamentos e 

palavras

Do fruto da boca o coração (um homem moral) se farta, do que produzem os lábios se satisfaz (seja bom ou ruim). A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto. (PROVÉRBIOS 18.20-21)
Problemas fazem parte da vida, mas Deus tem provido uma forma poderosa para você livrar-se da preocupação e da ansiedade que normalmente acompanham os problemas. Deus quer que coisas boas aconteçam em sua vida, mas você deve cooperar com Ele ao cuidadosamente escolher o que você pensa e fala.
Ao falar palavras negativas você está atraindo experiências negativas, mas, quando você fala palavras positivas e cheias de fé, pode esperar receber a bondade de Deus. Sim, tempos de problemas são inevitáveis, mas é durante esses momentos que você tem a oportunidade de disciplinar seus pensamentos e palavras, obedecer a Deus e exercitar e aumentar sua fé. Quando você escolhe a disciplina, escolhe a vida. o tempo inteiro.

Abraão: entre o desejo e a 

promessa

A promessa está sujeita ao tempo de Deus. Nosso risco é a precipitação
A linha genealógica dos primogênitos de Gênesis 11 parou em Abrão, pois ele não tinha filhos. O significado de seu nome, “pai exaltado”, que poderia representar expectativa, responsabilidade e honra, transformara-se em decepção e vergonha. O casamento, caminho natural para a paternidade, não resolveu o problema, pois sua esposa era estéril. Aquele capítulo mostra, portanto, um contraste entre Abrão e seus antepassados, uma condição de aparente desvantagem, embora ele fosse um servo de Deus. A tudo isso somava-se, como agravante, a idade avançada.
Aquele casal tinha um problema sério, mas isso não ocorreu por conta de algum pecado, algum demônio ou maldição. Não mereciam aquilo, mas, ainda assim, Deus permitiu. Costumamos avaliar tudo na vida sob o prisma do merecimento, mas devemos considerar também os aspectos de necessidade e propósito.
Além do problema da esterilidade, havia um desejo: Abrão queria um filho. A reprodução que vinha acontecendo naturalmente em sua linhagem não estava funcionando para ele, mas o que poderia ser visto como desgraça seria o início de uma história sobrenatural. Se tudo sempre funcionasse bem, de modo automático, talvez não nos lembraríamos de Deus. Certamente, não nos sentiríamos dependentes dEle, embora sempre tenhamos sido, mesmo sem saber.
Então, Deus fez uma promessa a Abrão: “Farei de ti uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção… À tua descendência darei esta terra...” (Gn 12.2,7).
Depois da promessa, a tensão aumenta. É como se Abrão dissesse: “Eu preciso, eu quero, Deus prometeu, mas nada acontece”. E os anos foram passando…
O desejo humano e a promessa divina podem ser divergentes e conflitantes, mas nesse caso apontavam para a mesma direção. Ainda assim, são elementos diferentes. O desejo pede urgência. A promessa está sujeita ao tempo de Deus. Nosso risco é a precipitação. Uma aparente oportunidade de realização rápida pode ser, de fato, uma armadilha.
Até certo ponto, o desejo é natural e compreensível, mas ele não pode nos dominar nem determinar nossos valores e prioridades, exaurindo nossos recursos e comprometendo de forma negativa o rumo das nossas vidas.
Na história de José do Egito, percebemos seu desejo de sair da prisão, mas ele precisou esperar o tempo de Deus.
Em Atos 1, os apóstolos desejavam a restauração do Reino de Israel, mas Jesus lhes conduziu no caminho da promessa do batismo com o Espírito Santo, que marcaria o início da igreja.
Entre o desejo e o cumprimento da promessa encontra-se o tempo da espera, representando um teste de fidelidade e fé.
Enquanto isso, situações enganosas se oferecem como soluções imediatas. Diante da esterilidade de Sara, a primeira atitude de Abrão foi tratar Ló como filho, o que resultou em grandes transtornos. Depois, pensou que o servo Eliezer seria seu herdeiro (Gn 15), mas Deus o corrigiu. Finalmente, teve um filho com a escrava. Aquela parecia ser a melhor alternativa, mas ainda não era o filho da promessa. O desejo foi realizado, mas trouxe consequências ruins que se prolongam até hoje.
O desejo, mesmo legítimo, precisa ser controlado enquanto se espera o cumprimento da promessa. Caso contrário, os resultados podem ser incômodos, e as perturbações, permanentes.
Podemos desejar tantas coisas, mas o propósito de Deus é melhor. Abraão queria um filho, mas Deus lhe prometeu nações. “Olha para o céu, Abraão. Conta as estrelas, se puderes. Assim será a tua descendência”.
Se vivermos guiados e controlados pelos desejos, seremos imediatistas e hedonistas. A vida pela fé nos capacita a esperar o tempo de Deus.
Finalmente, Isaque nasceu, a genealogia de Abraão continuou, e daquela família veio o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
Deus é fiel e nunca deixou de cumprir nenhuma de Suas promessas. Confie e espere.

Viva uma vida equilibrada

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.  (1 Coríntios 10.31)
Como cristão, você deve equilibrar sua vida espiritual com suas responsabilidades seculares. Algumas pessoas possuem um “espírito religioso” que as faz ignorar suas tarefas terrenas ou as leva a realizar tais coisas sem alegria. Tais pessoas somente se sentem aprovadas por Deus quando estão fazendo algo que pensam ser “espiritual”. Deus quer que você aprenda que pode comunicar-se com Ele e desfrutá-Lo enquanto faz as coisas corriqueiras.
Ele quer que você saiba que pode conversar com Ele durante o dia, da mesma forma que o faz quando está ajoelhado em seu quarto. Ele está sempre presente e disponível para relacionar-se com você e ajudá-lo em suas necessidades. É bom separar tempos especiais para passar com Deus em oração e estudo, mas você também pode desfrutá-Lo enquanto fizer outras coisas. Dessa forma, você pode desfrutar a vida e a Deus em todos os momentos, não apenas durante “períodos espirituais”.

Abandone as cinzas

O Espírito do Senhor Deus está sobre mim… a consolar [e trazer alegria a] todos os que choram… e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa [uma grinalda ou diadema de beleza] em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto. (Isaías 61.1,3)
Essa passagem diz especificamente que Deus quer trazer consolação e alegria, beleza em vez de cinzas para aqueles que estão tristes, mas para Ele fazê-lo você deve deixar as cinzas do seu passado. Algumas pessoas têm seus familiares cremados e guardam suas cinzas em uma caixa ou em uma urna.
Finalmente, elas levam as cinzas para um lugar significativo e as atiram ao vento. É uma forma de deixá-las ir de forma permanente. Isso é o que Deus quer que você faça se tiver sido machucado no passado e estiver preso às cinzas. Se você deseja a alegria verdadeira, deixe essas cinzas e permita que o vento do Espírito Santo as remova de sua vida de forma permanente!

Seja uma bênção onde quer que 

Como está escrito: (Aquela pessoa benevolente) distribuiu (generosamente), deu aos pobres, a sua justiça (suas obras de justiça, bondade, misericórdia e benevolência) permanece para sempre.  (2 Coríntios  9.9)
É bom e bíblico dar aos pobres, e esse deve ser um dos seus principais interesses. Procure pessoas necessitadas e abençoe-as. Compartilhe o que você tem com aqueles que são menos afortunados. Mas algo bom para lembrar é que todos precisam de bênçãos, mesmo os ricos, os bem-sucedidos e aqueles que parecem ter tudo.
O que você comprar ou fizer por essas pessoas não é o mais importante; eles podem não precisar do presente, mas precisam de amor. Todos nós nos sentimos fracos algumas vezes e precisamos ser encorajados, edificados, elogiados e apreciados. Isso pode ser feito apenas com palavras, mas é agradável adicionar um presente quando apropriado. Lembre-se: Deus o abençoa para que você seja uma bênção não somente em poucos lugares, mas onde quer que você vá!

Pare de se preocupar

Não andeis ansiosos pela vossa vida (deixai de estardes continuamente ansiosos e preocupados)… Qual de vós, por ansioso (ou preocupado) que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso (ou duração) da sua vida? (Mateus 6.25,27)
Muitas pessoas se preocupam com tudo, inclusive se elas terão algo para comer ou vestir, ou o que elas farão se uma situação em particular acontecer. A maioria de nós tem roupa suficiente, comida adequada, casa confortável e carro que funciona. Mas quando as coisas se complicam e você tem de enfrentar situações que parecem impossíveis, o diabo diz: “O que você fará agora”?
A tentação para se preocupar chega, mas esta não é solução. Deus quer que você saiba que a preocupação não o ajudará. De fato, ela certamente piorará as coisas se você fizer disso um hábito. Seu Pai celestial sabe todas as coisas de que você precisa antes que você Lhe peça. Assim, pare de se preocupar e focalize sua atenção nAquele que é capaz de prover tudo de que você precisa e muito mais.

Confie em Deus e não tema

Não temais; aquietai-vos (permanecei firme, confiante e inabalável) e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará… (Êxodo 14.13)
Todos nós enfrentamos momentos quando sentimos medo a respeito de algo em particular. Talvez o Senhor tenha levado você a levantar-se para fazer algo, e o diabo esteja tentando impedi-lo. Esse versículo provê uma solução clara e simples: não tema, não fuja, e Deus o ajudará.
Quando você enfrentar o medo, em vez de render-se a isso, você deve permanecer firme, sabendo que Deus está do seu lado. Mesmo se seus joelhos tremerem, sua boca estiver seca e você sentir como se fosse desmaiar, mantenha-se dizendo: “Senhor, fortalece-me. Isso é o que o Senhor me disse para fazer e com Tua ajuda, eu o farei, porque esta é a Tua vontade revelada a mim. Determino que minha vida não seja governada pelo medo, mas pela Tua Palavra”.

Não ame o mundo

Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2.15)
Muitas pessoas hoje são bastante apegadas às coisas deste mundo. Nossa sociedade é cheia de consumismo, há lojas em quase todas as esquinas, e todos estão ocupados ganhando dinheiro para que possam comprar mais coisas. Deus quer que seus filhos sejam abençoados e tenham coisas agradáveis, mas a Bíblia nos diz que não devemos estimar tais coisas excessivamente.
É importante manter as coisas na sua devida perspectiva. Se você usar o que tem para abençoar os outros, Deus providenciará que você tenha tudo de que precisa, e mais. Assim, seu alvo deve ser desfrutar as coisas que Deus lhe dá e compartilhá-las com os outros. Isso mostra seu amor pelo Pai.

Deixe Deus aumentar sua força

“Faz forte ao cansado (e fraco) e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor (fazendo sua força multiplicar-se e abundar)”. (Isaías 40.29)
Quando sinto que começo a ficar cansada, busco o Senhor. Tenho aprendido que é melhor manter boas condições regularmente do que esperar até que uma crise ocorra e, então, tentar reparar o prejuízo. É sábio não usar tudo que você tem e esgotar totalmente seus recursos, sejam eles físicos, mentais, emocionais ou espirituais. É fácil ficar exausto com excesso de trabalho ou simplesmente viver irritado e frustrado com seus problemas, especialmente quando seu foco está neles, em vez de manter seus olhos no Senhor.
Não se apoie em si mesmo ou em sua própria força e capacidade. Deus prometeu prover a força, a energia e o poder de que você precisa para prosseguir. Assim, aprenda a relaxar mais e permitir que o Senhor restaure sua vida antes que você se esgote totalmente. Separe um momento diariamente para passar tempo de qualidade com Jesus.

Mude seu foco

“E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais (e estenda-se ao seu pleno desenvolvimento)… para aprovardes (e estimardes) as coisas excelentes (vitais e de real valor)…” (Filipenses  1.9-10)
Paulo fez essa oração pelos crentes da igreja de Filipos sabendo que eles não poderiam ter vida poderosa e vitoriosa a menos que aprendessem o real valor de amar os outros. Você também deve assumir um verdadeiro compromisso de caminhar em amor, o que pode requerer que você ajuste suas prioridades e mude seu foco. Você deve ter sua mente renovada para o que o amor realmente é.
O amor não é um sentimento que você tem, mas uma decisão que você toma, uma decisão de tratar as pessoas da forma que Jesus as trataria. Uma verdadeira caminhada de amor não ocorre facilmente ou sem sacrifício pessoal, mas os benefícios são grandes. Deus enriquecerá sua vida como nunca antes. Amar os outros é o caminho para a verdadeira alegria.

Espírito, mente e corpo

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo [separando-vos das coisas profanas, tornando-vos puros e totalmente consagrados a Deus]; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados [e encontrados] íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (o Messias)”. (1 Tessalonicenses  5.23)
Muitas pessoas não compreendem que são seres em três dimensões: espírito, alma e corpo. Você é um espírito, tem uma alma e habita num corpo. Deus promete cuidar dessas três partes e fazer de você o que deve ser. Você deve cooperar com o Espírito para levar adiante o plano que Ele começou a operar em sua vida quando você aceitou Jesus como Senhor e Salvador.
Seu novo nascimento começou em seu espírito, tem trabalhado por intermédio da sua alma (mente, vontade e emoções) e, finalmente, será visível às outras pessoas pela demonstração da glória de Deus em seu corpo físico. Deus está trabalhando em você, à medida que crê. Ele começou uma boa obra em sua vida e a concluirá.

A vida livre de estresse

Vinde a mim, todos os que (trabalhais e) estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Eu vos reconfortarei, socorrerei e restaurarei suas almas)”. ( Mateus 11.28)
Muitas pessoas hoje são estressadas muito além do que qualquer ser humano poderia suportar. Cada pessoa é bastante diferente, exclusivamente criada pelo plano de Deus. O que é complicado para alguns pode ser simples para outros. Não se compare com outras pessoas. Quando enfrentar um problema ou dificuldade, pergunte a si mesmo: “O que Jesus gostaria que eu fizesse nessa situação? Como Ele agiria”?
Jesus não ficava estressado ou perturbado. Ele não era controlado por circunstâncias ou exigência das pessoas. Em João 14.6, Jesus disse: “Eu sou o caminho”. Seu caminho é o caminho certo, o caminho que o levará à justiça, à paz e à alegria. Jesus orou para que sua alegria enchesse nossa alma, e isso acontecerá quando você aprender a ter a atitude de Jesus diante da vida e de seus muitos desafios.

Ministre às suas emoções

Guarda-me (e projeta-me), ó Deus, porque em ti me refugio (confio e me abrigo) (Salmos 16.1)
Deus nos deu sentimentos, e é certo ministrar às suas emoções ou às emoções de outras pessoas. Faça algo agradável para manter suas emoções saudáveis; apenas não seja dominado por elas.
Cuide bem de si mesmo com um bom banho quente ou caminhada ao ar livre. Faça o que precisa para obter bem-estar emocional. Se ontem foi um dia difícil, obtenha restauração espiritual e emocional antes de começar um novo dia. Passe algum tempo sozinho com Deus, ouvindo algum ensino bíblico ou músicas de louvor e preencha seu coração com a consciência da presença de Deus.

Não deixe os sentimentos 

governarem

O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica. (Salmos 119.50)
Deus me mostrou que sempre teremos sentimento e que negar a existência deles não é algo bom. Mas temos de aprender a governá-los e não deixá-los nos governar.
Se vivemos por nossos sentimentos, seremos destruídos, porque nossos sentimentos nem sempre estão em sintonia com a verdade da Palavra de Deus. Temos de caminhar pela fé em suas promessas, e não pela aparência das coisas ou pela maneira que nos sentimos (veja 2 Coríntios 5.7). Peça a Deus que mantenha seus sentimentos em equilíbrio com a verdade da Sua Palavra hoje.

Supere isso

Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. (Provérbios 27.5)
Ocultar seus verdadeiros sentimentos, como ressentimento ou falta de perdão, o manterá em escravidão. É impossível que seu dia comece corretamente se você continuar caminhando com o sofrimento das feridas de ontem. Se você carrega esse tipo de bagagem emocional, isso envenenará seu dia.
Algumas vezes você tem de confrontar as coisas para torná-las melhor. Mas use a sabedoria. Embora seja benéfico falar sobre as coisas, não expresse todos os seus pensamentos e emoções a cada pessoa que encontrar hoje.
Fale com Deus sobre sua situação antes de encontrar alguém. Ele até poderá levá-lo a falar com alguém em quem você confia, mas, se não o fizer, aprenda a confiar completamente nEle e prossiga.

Conheça o caráter de Deus

E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir (proverá plenamente), em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. (Filipenses 4.19)
Jesus espera que plantemos uma boa semente ao mostrar que Ele tem o primeiro lugar em nossa vida. E, se o fizermos, receberemos mais do que damos. Sou provada dessa forma em todos os momentos.
Há muitas ocasiões em que Deus me pediu para dar o meu último, o meu único e o meu tudo. Mas, sempre que o fiz, terminei melhor do que estava antes.
Ofereça o melhor a Deus hoje e conhecerá o caráter dAquele que é El-Shadai, o Deus mais que suficiente (veja Êxodo 6.3).

Abençoe a si mesmo

Eu amo os que me ama, os que me procuram me acham. (Provérbios 8.17)
Nossas motivações estão erradas se pensamos que lemos a Bíblia e oramos para agradar a Deus ou impedi-Lo de ficar furioso conosco. Deus, certa vez, me disse: “Você pensa que quando lê a Bíblia está Me fazendo mais feliz. Serei feliz se você ler ou não ler. Não, Joyce, se você ler a Bíblia, você será mais feliz. Se você orar, você será feliz. Se você der, você receberá”.
Cada coisa simples que Deus nos diz para fazer é para que nós sejamos abençoados. Ele não nos pede que nos devotamos, estudemos e oremos por causa dEle, mas por nossa causa. A vida abençoada é escolha nossa.

A graça de Deus

Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. (Romanos 9.17)
Se você desejar ter vitórias sobre algo, prepara-se para trabalhar nisso. Mas não se trata de depender de si mesmo ou vencer na vida por sua própria determinação. Deus nos dá graça para fazer boas obras. Mas a graça não significa que nossa carne tem toda a liberdade enquanto apenas deitamos e vamos dormir.
Você tem de fazer boas obras, ser um servo da justiça. Você foi feito para ter responsabilidade, e Deus o ajudará a realizar todas as coisas que lhe der para fazer. Ele o liberta da escravidão do pecado para que você possa se conformar à sua vontade divina em pensamentos, propósito e ação (veja Romanos 6.18). A vitória é obtida por meio da graça de Deus, mas você tem de escolher confiar nEle em cada passo do caminho.

Acalma-se

Porque Deus não tem dado espírito de covardia (de intimidação, de amedrontamento e de medo servil), mas [Ele tem nos dado um espírito] de poder, de amor e… (de uma mente calma e equilibrada, e de disciplina e autocontrole) (2 Timóteo 1.7)
Cada atleta que está em treinamento conduze de forma equilibrada e restringe-se em todas as coisas” (1 Coríntios 9.25 – AMP, grifo da autora). Essa palavra todas é um conceito difícil para compreendermos.
Precisamos ter uma vida disciplinada nas áreas físicas, espiritual e emocional se quisermos desfrutar o plano de Deus. O fruto do Espírito é o domínio próprio, e o fruto da carne é o descontrole.
Paulo disse: “Eu esmurro meu corpo [tratando-o severamente, disciplinando-o duramente) e o subjugo por medo de que, após proclamar aos outros o evangelho e as coisas relativas a ele, eu mesmo me torne desqualificado [não a suportando a prova, reprovado e rejeitado como um impostor]” 

Colha uma vida abençoada

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo [tenham coragem, sejam confiantes, determinados, intrépidos]; eu venci o mundo [tenho destituído o mundo do poder de prejudicá-los e o venci por vocês]. (João 16.33)
Deus me mostrou que minha vida estava uma confusão por causa das decisões que tomei. Ele disse: “Joyce, você pode mudar; comece a semear boas sementes e, em algum momento de sua vida, você colherá”.
Se tribulações têm vindo contra sua vida, não fique pensando em que tipo de semente você semeou para resultar nisso. Tribulações virão, mas, se você obedecer à Palavra de Deus o suficiente (não apenas por cinco minutos nas aflições), cedo ou tarde, alcançará a boa vida que Deus planejou para você.

Semeie o que você quer colher

Então, eu disse: semeais para vós outros em justiça (retidão e posição correta com Deus), ceifai segundo a misericórdia; arai o campo de pousio (não cultivado; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha, e chova a justiça sobre vós” (Oseias 10.12)
Nunca há uma colheita sem tempo de semeadura (veja Eclesiastes 3.1-2). Deus pode fazer tudo o que quiser, mas Ele estabeleceu um princípio vital que funciona para todos: “Primeiro, você semeia, e então colherá”. Isso sempre acontece nesta ordem.
Aqueles que semeiam problemas e confusão colherão o mesmo. Aqueles que semeiam justiça colherão misericórdia. Se Deus lhe pedir para fazer algo e você semear a obediência, uma vez que foi aprovado, terá uma boa colheita. Lembre-se da sequência: o que você semear hoje, colherá amanhã.

Quebrando fortalezas

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais [armas de carne e sangue], e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas,… e levando cativo todo pensamento (e propósito) à obediência de Cristo (o Messias, o ungido)” (2 Coríntios 10.4-5)
A Bíblia ensina que Satanás tenta edificar fortalezas em nossa vida. Uma forma de identificar as fortalezas é observar situações repetitivas que o abatem espiritualmente.
Todos nós sabemos, interiormente, quando algo não está certo em nossa vida ou está fora de controle. Se isso está acontecendo, busque logo a Deus para saber o motivo. Se um comportamento negativo se torna repetitivo, é sinal de que Satanás está edificando uma fortaleza dentro de você. Deus destruirá as fortalezas do diabo em sua vida, se você buscá-lo.

Busque a Deus de todo coração

Buscai o Senhor e o seu poder (seu poder e inflexibilidade diante da tentação); buscai perpetuamente a sua presença” (Salmos 105.4)
Se você tem uma necessidade hoje, busque a Deus de todo coração. A Bíblia diz para “almejar e buscar aquilo [os tesouros ricos e eternos] que estão no alto” (Colossenses 3.1 – AMP). Se você buscar o fruto do Espírito Santo de todo coração, Deus fará uma obra em sua vida para que você possa desfrutar a vida abundante pela qual Jesus morreu para lhe dar.
Deus promete: “O Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir” (Deuteronômio 28.13).

Seja positivo

Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça (favor e bênção espiritual de Deus), que vos foi dada em Cristo Jesus; porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra [para proclamar vossa fé] e em todo o conhecimento [para conceder-lhes o pleno discernimento do propósito deste conhecimento]” (1 Coríntios 1.4-5)
A Palavra de Deus diz: “Apartem-se do mal e façam o bem, busquem, perguntem, procurem, anseiem pela paz e persigam-na” (Salmos 34.14-AMP). “Façam todas as coisas sem murmuração, crítica, reclamação [contra Deus], questionamento e dúvidas entre si” (Filipenses 2.14).
Seja positivo. Evite fofocas e murmurações. Comece seu dia lendo a Bíblia para que você saiba como falar, baseando na autoridade da Palavra de Deus. Passe tempo ouvindo a Deus e, então, fale aos outros o que você o ouviu dizer. Leve palavras de vida a qualquer situação que você enfrentar.

Evite as contendas

O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará” (Provérbios 28.25).
Provavelmente, em 80% dos lugares que visitamos com nosso ministério, há membros de igreja que estão envolvidos com contendas. A contenda é a ferramenta do diabo contra nós. Exige autocontrole pessoal permanecer fora de contendas.
Se você quer manter a paz, não poderá sempre dizer tudo que tem vontade de dizer. Algumas vezes você terá de controlar-se e desculpar-se mesmo quando não tiver vontade alguma de fazê-lo. Mas, se você semear o divino princípio da harmonia e unidade hoje, chegará um tempo em que colherá as bênçãos decorrentes disso.

Controle seu temperamento

O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura”(Provérbios 14.29)
É desagradável às pessoas permanecerem ao nosso lado se facilmente nos iramos. Precisamos aprender como agir na vida em vez de reagir a ela, para que possamos desfrutar o poder de Deus em nossa vida. Deus diz que uma pessoa que pode controlar a sua ira é melhor e mais poderosa do que um indivíduo que domina uma cidade inteira (veja Provérbios 16.32).
A Palavra de Deus diz: “Compreendam isso, meus amados irmãos. Cada homem seja rápido para ouvir [um ouvinte disposto], lento para falar, e para se ofender e se irar. Pois a ira do homem não promove a justiça de Deus [seus desejos e exigências]” (Tiago 1.19-20 – AMP). Seja pronto para ouvir e desfrutar a libertação da ira que Deus lhe oferece.

Controle seu humor

… para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade (integridade). (Provérbios 1.3)
Mau humor pode trazer impulsos errados que não dominamos. Quando estamos mal-humorados queremos fazer coisas estranhas ou negligenciar nossa responsabilidade.
“Não estou querendo fazer nada hoje. Estou de mau humor; apenas me deixe sozinho”.
Pessoas disciplinadas submetem suas emoções à sabedoria. Elas dizem: “Estes são meus sentimentos, mas não vivo pelos sentimentos. Estou de mau humor, mas isso não dita minhas ações. Vou fazer exatamente o que faria se me sentisse melhor”. Você desfrutará mais o seu dia quando disc

Não seja preguiçoso

“Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe” (Provérbios 22.29)
Provérbios 24.30-34 traz um claro alerta sobre a preguiça. A preguiça permite que tudo em nossa vida se torne desordenado e arruinado. Devemos observar o destino de um homem preguiçoso e receber a instrução: “Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado”.
Deus o ajudará a restaurar tudo em sua vida que tenha se tornado desordenado ou destruído. Se você colocar sua confiança nEle, Ele transformará sua confusão em seu testemunho. Proponha-se a seguir a Deus deste dia em diante. Guarda-se contra o espírito de preguiça, lance fora a procrastinação e fala o que Deus lhe diz para fazer.iplinar-se a fazer o que crê em vez de fazer o que sente.

Livre-se dos obstáculos

Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento [em Cristo]. (1 Coríntios 5.7)
Se você está determinado a crescer no Senhor e alcançar a maturidade da fé, deve adotar o que diz Mateus 5.29-30. Trata-se de um versículo poderoso que basicamente diz: “Se seu olho o faz tropeçar, arranque-o; se sua mão o faz tropeçar, corte-a”.
Em 1 Coríntios 9.24-27, Paulo diz “Corro a carreira, mas corro para vencê-la. Portanto, esmurro o meu corpo, subjugo-e e o trato severamente” (parafraseando).
Se você tem hábitos e obstáculos em sua vida que o prejudicam, livre-se deles. Faça-o agora! Não desperdice o dia de hoje com lamentações. Peça a Deus que lhe mostre qualquer área em sua vida que precisa de disciplina e, então, busque seu vasto suprimento de graça para fazer as mudanças necessárias.

Palavras são poderosas

“Atentando diligentemente (e guardando uns aos outros), por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça (seu imerecido favor e bênção espiritual), de Deus; nem haja alguma raiz de amargura ressentimento (rancor, ressentimento ou ira) que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12.15)
Jesus disse: “Se você tiver fé (uma confiança verdadeiramente firme) e não duvidar…se disser a essa montanha Levanta-te e lança-te ao mar, assim será feito. E tudo o que você pedir em oração, tendo fé e [realmente] crendo, você receberá” (Mateus 21:21-22 – grifo da autora).
Não utilize mal o poder das palavras ao falar muito sem fé ou ao falar muito pouco sobre sua fé. Escolha palavras amáveis e gentis que encorajam as pessoas e desfaçam fofocas e conflitos. Creia que 

Crucificando atitudes egoístas

“Vigiai (deem estrita atenção, sejam cautelosos e ativos) e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26.41)
Para viver em vitória, não podemos tomar decisões de acordo com o que sentimos, com o que pensamos que queremos. A Palavra ensina que nascemos com apetites sensíveis à nossa natureza humana. Nossa natureza humana é carnal, não é espiritual. Ela nós manterá escravos do pecado, a menos que crucifiquemos a carne e sigamos o que o Espírito nos leva a fazer.
Estudar a Palavra de Deus edificará sua fé e o manterá no caminho certo: “O sábio o ouvirá e crescerá em conhecimento, e a pessoa de compreensão terá habilidade e alcançará o conselho sábio [para que possa ser capaz de manter seu curso corretamente]” (Provérbios 1.5).a graça de Deus prevalecerá por meio do que você disser.

Deus trabalha enquanto você 

descansa

Ora, àquele que é poderoso (em consequência da ação de seu poder) para fazer [cumprir seu propósito] infinitamente mais do que tudo quanto (ousadamente) pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós [infinitamente além de nossas orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos mais elevados]. (Efésios 3.20)
Ser bem equilibrado significa que você não fará demais alguma coisa e deixará de fazer o suficiente de outra. Se você se desequilibrar por muita disciplina, pode se tornar legalista, rígido e desagradável! Aprenda a ser alegre também.
Não gaste o dia inteiro trabalhando, mas também não passe o tempo todo descansando. Peça a Deus que o ajude a equilibrar o trabalho árduo e o descanso. Pare de trabalhar tempo suficiente para ser grato por tudo que Deus lhe dá, louvando-o durante o dia. E, enquanto você descansa em Deus, Ele continuará a trabalhar em sua vida para ajudá-lo a se tornar tudo o que Ele planejou para você.

Faça de seu tempo com Deus 

uma prioridade

Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte. (João 6.15)
Se o diabo não puder convencê-lo a ser indolente e passivo, ele o conduzirá a querer ser ativo demais. Assim que você sai do equilíbrio, ele pode devorá-lo (veja 1 Pedro 5.8). A palavra discípulo vem da palavra disciplina. Para ser um discípulo de Jesus, você deve disciplinar-se a seguir os caminhos do Senhor.
Jesus passava bastante tempo fazendo o bem para as pessoas, mas Ele equilibrava seu tempo ao isolar-se para orar e ter comunhão com o Pai. Tempo com Deus renova suas forças para fazer as coisas boas que você quer fazer pelos outros. Viva uma vida equilibrada ao passar tempo com Deus.

A disciplina traz sucesso

“De lá, buscarás (desejarás e procurarás como uma necessidade) ao Senhor, teu Deus, e o acharás, quando o buscares (verdadeiramente) de todo o teu coração e de toda a tua alma (e mente)” (Deuteronômio 4.29)
Provérbios 5.23 (AMP) diz que uma pessoa “morrerá pela falta de disciplina e instrução, e a grandeza da sua tolice o desviará e o fará se perder”. Isso não significa necessariamente que uma pessoa morrerá imediatamente, mas a falta de disciplina a levará a situações que causam a morte.
Em seu livro “A Pursuit of God”, A. W. Tozier diz (parafraseando) que Deus coloca em nós o desejo de buscá-Lo, mas temos de nos disciplinar para buscarmos a presença dEle, pois podemos nos tornar muito passivos esperando que Deus inicie um relacionamento conosco. Se você quiser ter uma vida bem-sucedida, discipline-se a buscar a Deus dia após dia.

Caminhe em amor

“… e andai em amor [estimando-vos e deleitando-vos mutualmente], como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós [ a fim de que nos tornássemos], como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave” (Efésios 5.2)
Jesus disse: “Se alguém pretende vir após mim, negue a si mesmo e seus próprios interesses e tome sua cruz, e [junte-se a mim como um discípulo que esteja do meu lado e tome parte comigo] siga-me [continuamente, apegando-se permanentemente em mim]” (Marcos 8.34 – grifo da autora).
Viver uma vida disciplinada significa colocar de lado sentimentos pessoais, discernimento qual escolha é mais importante aos olhos de Deus e, então, permitir que essa escolha tenha prioridade sobre as outras. Como Jesus deixou sua vida de lado por você, Ele lhe pede que você deixe seus interesses de lado por causa dEle.

Vendo o que é invisível

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus (seus próprios representantes), [que são] santos e amados [pelo próprio Deus, ao ter um comportamento], de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade [a qual é incansável e paciente, que tem o poder de perseverar diante de tudo o que acontece, com um bom temperamento]” (Colossenses 3.12)
Quando você ora por outras pessoas, pode lhe parecer que elas pioram em vez de melhorarem. O diabo quer desencorajá-lo a crer que Deus está respondendo suas orações. O apóstolo Paulo disse que ele aprendeu a não estar desencorajado mesmo diante de tribulações terríveis. Ele disse que olhava para as coisas invisíveis, e não para as coisas que se veem (veja 2 Coríntios 4.8) .
Permaneça crendo, e o poder do Espírito Santo o encherá com alegria e paz até você transbordar com esperança (veja Romanos 15.13). Sempre creia que Deus responde às suas orações.

Triunfando sobre os problemas

“E não somente isto, [estejamos cheios de alegria agora!] mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação (pressão, aflição] produz perseverança (e paciência inabalável)” Romanos 5.3
Em alguns dias parece que tudo vai mal, uma coisa após a outra, e mais outra. Não fique simplesmente dizendo a si mesmo: “Simplesmente não posso mais suportar isso”. Não fale com seus amigos da seguinte forma: “Não aguento mais”!
Não lute contra as mesmas provações dia após dia. Em vez disso, responda ao diabo como Jesus fez (veja Lucas 4.1-13). Se você sentir que a paz e alegria estão se acabando, repreenda Satanás. Se ele tentar roubá-lo, diga-lhe: “Esqueça, diabo; você não conseguirá me perturbar hoje”!

Experimente a alegria do Senhor

“Todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (Habacuque 3.18)
Deus nos criou com a habilidade de rir, assim nós precisamos rir. A Palavra diz: “O coração alegre é um bom remédio e uma mente satisfeita opera cura” (Provérbios 17.22). Jesus disse que a alegria dEle estaria em nós para que pudéssemos experimentar Sua satisfação. Ele quer encher nosso coração com a alegria dEle (veja João 17.13). Jesus quer que experimentemos Sua alegria, não apenas preguemos sobre ela ou leiamos a respeito dela.
A alegria depende grandemente da maneira como vemos a vida. Assim, se você precisa de ajuda para recuperar seu senso de humor, peça a Deus para lhe mostrar o lado engraçado da vida hoje. Não hesite em rir quando subitamente sentir-se alegre; você rapidamente descobrirá que a alegria é contagiante.

Tenha um novo padrão de 

pensamento

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmos 51.10)
Nós nos estabelecemos numa posição de miséria ou alegria pela forma como pensamos com relação às coisas que acontecem na vida. Padrões de pensamento são formas de como nossa mente reage diante de algo. Por exemplo, quando olhamos para nossa agenda hoje, pode parecer que haja muito a ser feito. Mas se escolhermos o padrão de pensamento de que Deus nos ajudará por intermédio disso tudo, nos alegraremos ao ver como tudo se ajustará.
Recusa-se a temer o que deve ser feito. Receba o dia com uma atitude correta, o coração grato, porque você tem um Salvador que está pronto para resgatá-la daquilo que for maior do que você pode suportar. Desfrute a si mesmo e diga: “Recuso-me a viver com medo; e vou desfrutar a minha vida hoje”.

Encha-se de Deus

Minha boca se encherá do teu louvor e da tua honra durante todo o dia (Salmos 71.8)
Considere novamente o versículo de Efésios 3.19 (AMP) “Que vocês possam ser… Um corpo totalmente cheio e transbordantes do próprio Deus”! Imagine como será seu dia se o seu corpo estiver totalmente cheio de Deus. Você será um vaso carregando a presença de Deus onde quer que vá. Isso afetará seus pensamentos, suas emoções e suas atitudes. Estar cheio da divina presença de Deus transformará o que você diz, transformará seu lazer, bem como as companhias que você escolher.
Quando nascemos de novo, Jesus passa a viver em nós como uma semente. Cuidar dessa semente da nova vida regando-a com a Palavra, alimentando-a, arrancando toda erva daninha do pecado em nossa vida faz a semente da presença dEle se tornar cada vez maior, até preencher todo o nosso ser.

Pare de reclamar

“Quem é sábio [se há alguma verdadeira sabedoria] atente para essas coisas e considere as misericórdias do Senhor” (Salmos 67.43)
Hoje agradeça a Deus e decida não reclamar. Peça-Lhe que mostre a você todas as vezes que estiver prestes a se lamentar e que o ajude a guardar sua boca. Hoje, agradeça por aquilo que você tem, sem pensar naquilo que ainda não tem. Algumas pessoas têm os mesmos problemas que você, mas não conhecem a Deus. Ao menos, você pode agradecer pelo fato de ter Deus em sua vida.
A Palavra diz: “(Não permitam) conversação torpe (obscena, indecente), nem palavras vãs ou chocarrices (coisas grosseiras, atrevidas), coisas essas inconvenientes (que não são adequadas); antes, pelo contrário, ações de graça (a Deus)” (Efésios 5.4 – AMP). Guarde sua língua hoje.

Fale de acordo com os 

pensamentos de Deus

“Ouvi, pois falarei coisas excelentes: os meus lábios proferirão coisas retas” (Provérbios 8.6)
Um dos nossos maiores erros é que, às vezes, respondemos muito rapidamente às pessoas, apenas dando-lhes algo que sai da nossa própria mente. Somente um tolo expressa tudo o que sente (veja Provérbios 29.11). Aqueles que falam muito e precipitadamente acabam sempre entrando em problemas, como a Bíblia diz: “Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina” (Provérbios 12.18).
Jesus agia com sabedoria. Ele sempre sabia dizer a coisa certa no momento certo, e isso surpreendida a todos. Se não passarmos tempo suficiente com Deus, diremos a coisa errada na hora errada. Decida esperar em Deus antes de expressar seus pensamentos hoje.

Confesse a provisão de Deus

“Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor [através da sua união com Ele] e na força do seu poder [aquela força que seu ilimitado poder fornece]” (Efésios 6.10)
Quando sua fé parecer fraca, peça a Deus que lhe mostre como orar. A Bíblia diz claramente em Judas 1.20-21 e em 1 Coríntios 14.2-4 que, quando você ora no Espírito Santo, é edificado, ou seja, você edifica-se a si mesmo em sua fé santíssima. Orar no Espírito o levará a fazer progresso, e a orientação do Espírito o guardará e conservará cheio de expectativa e paciência, aguardando pela misericórdia de Deus para abençoar seu dia.
Não há desculpas para alguém se afundar em dúvida e incredulidade, quando Deus tem nos dado do seu próprio Espírito para nos encher de fé por meio da oração e do tempo passado na presença dEle. Hoje, comece confessando o que você possui em Deus. Declare que suas necessidades são supridas porque a Palavra diz (veja Filipenses 4.19).

Como ser feliz

“De modo que, tendo diferentes dons, (felicidades, talentos, qualidades) que diferem segundo a graça que nos é dada, vamos usá-los” (Romanos 12.6, AMP)
Todos nós recebemos graça em graus diferentes para atuar nos dons que Deus nos deu. O versículo de hoje diz que devemos usar os nossos dons de acordo com a graça que está sobre nós.
Duas pessoas podem ter o dom de ensino, mas uma pode ser uma professora melhor do que a outra porque tem mais graça de Deus para esse chamado específico. Por quê? Porque o Espírito Santo distribui dons a quem Ele quer (ver 1 Coríntios 12.11). Ele tem as Suas razões para fazer o que faz, e precisamos confiar nele quanto a isso. Devemos ser gratos pelo que Ele nos dá e não ficar com ciúmes do dom dos outros. Não podemos andar em amor com as pessoas e invejar os seus dons ao mesmo tempo.
Meu marido poderia sentir ciúmes porque Deus me deu o dom de pregar e não o deu a ele. Dave percebeu há muito tempo que ele não seria feliz se tentasse atuar fora da graça que lhe foi dada. Se ele tentasse ser quem eu sou, perderia a sua alegria. Dave é ungido para administração e finanças, e a parte dele no nosso ministério é tão importante quanto a minha.
Se você quer ser realmente feliz, dedique-se ao que você foi chamado e recebeu graça para fazer. O Espírito Santo falará com você sobre o que deve fazer e o ajudará a entender a graça que lhe foi dada.
Não tenha ciúmes dos outros, mas ande em amor para com eles e em fidelidade ao chamado e à graça que estão sobre a sua vida.
A PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ HOJE: Você é uma pessoa incrível com dons e habilidades tremendas, e não precisa se comparar a mais ninguém.

Abra a porta

“Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo” (Apocalipse 3.20)
Quando abri a porta do meu coração para a plenitude do ministério do Espírito Santo em minha vida, Ele começou a falar comigo e a tratar comigo sobre cada área da minha vida; não havia nada em que Ele não estivesse envolvido. Gostei disso, mas não gostei disso – acho que você sabe o que quero dizer.
Deus falou comigo sobre como eu falava com as pessoas e sobre as pessoas. Ele falou sobre como eu gastava meu dinheiro, como eu me vestia, quem eram meus amigos e o que eu fazia como diversão. Falou comigo sobre meus pensamentos e atitudes. Percebi que Ele conhecia os meus segredos mais profundos e que nada estava escondido Dele. Ele não estava mais na sala “do domingo de manhã” da minha vida, mas era como se estivesse governando toda a casa! Eu nunca sabia quando Ele poderia começar a falar comigo sobre alguma coisa em minha vida. Como mencionei, foi empolgante, mas também foi desafiador, porque eu sabia que o fato de Ele falar comigo levaria a muitas mudanças em minha vida.
Todos nós queremos mudar em algumas áreas, mas quando a mudança chega, pode ser assustadora. Geralmente queremos que nossa vida mude, mas não o nosso estilo de vida. Talvez não gostemos do que temos na vida, mas nos perguntamos se isso não é melhor do que as outras alternativas. Podemos ficar ansiosos ou até com medo de perder o controle das nossas vidas e permitir que alguém que não podemos ver o assuma.
Ouvir e obedecer à voz de Deus enquanto Ele trabalha em nossa vida significa viver para o Seu prazer e glória, e não para o nosso prazer e glória. Podemos ficar nervosos ou apreensivos por abrir as portas de todas as áreas da nossa vida para Ele, mas eu garanto que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário